quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resenha "R e J de Shakespeare - Juventude Interrompida"

Sinopse

A peça conta a história de quatro jovens estudantes que aproveitam o tempo ocioso para reviver, dentro de uma sala de aula, uma das mais belas histórias de amor. Romeu e Julieta de William Shakespeare.


A Peça Como Um Todo

Ao entrar na sala me deparei com tamanha simplicidade na concepção do cenário, decks (queijos) de diferentes tamanhos distribuídos pelo palco, várias lousas suspensas e quatro mesas e cadeiras colocadas sobre os decks, sobre as mesas: papéis, lápis, giz e réguas, além de livros espalhados por toda parte. Uma perfeita sala de aula.
A relação dos atores com cada objeto de cena é espetacular, tudo, cada detalhe do cenário, está profundamente envolvido com a cena. Se tratando de envolvimento, posso dizer que praticamente tudo fala com os atores, cenário, luz, som. Integração total.
No que diz respeito à luz, utilizaram efeitos muito bons. Trabalharam com foco de luz em partes do cenário, compondo cenas soltas. Sempre representavam algum tipo de sentimento dos atores no decorrer da história.
Uma trilha sonora arrebatadora, Música pop inesperada, fizeram com que o espectador adquirisse sensações diversas. Rindo e se emocionando, a impressão era de estar vivendo a história junto com eles.
O figurino era um só, porém o que nos impressionava era a criatividade ao transformá-lo em vários. O paletó ganha versões diversas: vira saia, vira avental, vira um paletó, novamente, só que de outra cor.
É imprescindível comentar sobre a atuação dos “Reis de Shakespeare”. Texto difícil, movimentação totalmente coreográfica, vozes, em alguns momentos, sincronizadas. A possibilidade de erros era grande, porém o erro passou muito longe desses rapazes. Intimidade, essa é a palavra que os resume quando o assunto é o texto. O texto é passado de forma tão natural, que os beijos e as cenas de amor, feitas por homens, não são nada impactantes, muito pelo contrário, são apaixonantes. Cantam, dançam, e possuem um tempo cênico invejável. Atores completos, capazes de envolver o expectador totalmente.
O Diretor deu um show de dinamismo, tirou o melhor dos seus pupilos que deram um show de interpretação. Transportando o espectador para o universo de Shakespeare.
Assim eu deixei a sala de espetáculos, com vontade de ver mais 2 horas de peça. Me emocionei e dei boas gargalhadas. Emoção e humor, se é isso que o espectador procura em uma peça de teatro, com R e J de Shakespeare ele encontra com louvor.

R e J de Shakespeare – Juventude Interrompida

Texto: Joe Calario

Tradução: Geraldo Carneiro

Direção: João Fonseca

Elenco: João Gabriel Vasconcellos (Romeu), Rodrigo Pandolfo (Julieta), Pablo Sanábio e Felipe Lima